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4 razões para adicionar a lentilha no cardápio

Os vegetarianos estão mais acostumados a esse alimento, mas, ele não precisa ser exclusivo desse grupo, afinal, os seus benefícios são relevantes. A composição nutricional da lentilha é riquíssima e extremamente funcional para todos nós. É importante incluir no cardápio alimentos e produtos que agregam valor na educação alimentar e deixar de lado alguns que não contribuem para nenhuma especificidade.

A lentilha pode se tornar um alimento surpreendente, cerca de 30% de suas calorias é proteína, isso a caracteriza como terceira maior fonte de proteínas se comparadas a outras leguminosas. Um alimento que também se caracteriza como extremamente benéfico é a soja e o cânhamo que estão à frente da lentilha.

As proteínas desempenham várias funções importantes, elas participam de praticamente todos os processos biológicos do corpo humano, isso já a torna especial não é mesmo? Além disso, elas contribuem para a construção de novos tecidos do corpo, transportam substâncias, como o oxigênio, compõem nosso escudo de anticorpos, regulam os hormônios e na alimentação, e por fim, é o macro nutriente essencial para fornecer energia para o corpo humano. Enfim, as proteínas possuem funções construtoras e reparadoras. Por isso, a ingestão de alimentos ricos nesse macronutriente é demasiadamente importante para o equilíbrio do organismo. Ah, e outro fator interessante é que a proteína é o único macronutriente que não se acumula em forma de gordura.

4 razões para adicionar a lentilha no cardápio

A lentilha é protagonista nos pratos dos vegetarianos, pois, eles não consomem proteína de origem animal e precisam de um ajuste que não comprometa o equilíbrio das funções do organismo. Mas, como supracitado, você, que não é vegetariano também pode adicionar essa leguminosa no seu cardápio, afinal, as vantagens são convincentes. Vamos a elas?

1- Saciedade

A lentilha certamente é uma ótima opção para aumentar a sensação de saciedade e manter a dieta em dia, ela também ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a lentilha é recheada de fibras alimentares, solúveis e não solúveis. As fibras solúveis tem um papel importante sobre o sistema digestivo e no cardíaco, e, se caso uma pessoa tiver resistência à insulina ou alguma complicação como hipoglicemia ou diabetes, a leguminosa também pode auxiliar nesses problemas.

2- Controle do colesterol

Como mencionado anteriormente, as proteínas presentes na lentilha, ajudam a baixar os valores sanguíneos do mau colesterol (LDL) e melhora o perfil lipídico, por esta simples característica, esse alimento pode ser utilizado para prevenir complicações cardíacas. Já deu pra notar o quão bacana é essa leguminosa não é mesmo?

3- Macronutrientes

Os macronutrientes são importantes para o nosso organismo, são eles que irão desempenhar funções essenciais para o equilíbrio do corpo. A lentilha possui vitaminas como ácido fólico e ferro, componentes superimportantes. Assim como o feijão e a carne vermelha, essa leguminosa pode ajudar pessoas que passam por anemia ou deficiência de ferro. Um ponto positivo da lentilha, que, se comparada com a carne vermelha, não é um produto que possui muitas gorduras e calorias.

4- Versatilidade

A lista de receitas a serem exploradas pela lentilha é imensa, a leguminosa possui um sabor suave, por isso, é um alimento fácil de adicionar na sua rotina alimentar.

É interessante variarmos os nossos pratos diários, portanto, porque não acrescentarmos ainda mais saúde na nossa alimentação? A lentilha, assim como outras leguminosas certamente acrescentarão uma nova perspectiva ao redor de alimentos que antes eram considerados de grupos seletos.