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Alimentos saudáveis também fazem engordar

Alimentos saudáveis também fazem engordar

Manter-se saudável como já sabemos vai muito além de seguir uma dieta ou se reeducar, é preciso bastante disciplina. Não é sempre que conseguimos seguir com a rotina que planejamos, mas, o ideal é tentar manter o foco. Outro fator que devemos nos ater é a quantidade de comida que ingerimos, mesmo que esses alimentos sejam saudáveis.

É importante ressaltar que ser saudável e não engordar são duas variáveis diferentes e individuais. Muitos alimentos são sim saudáveis, mas podem apresentar teor calórico elevado. Isso significa que precisamos estar atentos à quantidade que ingerimos de cada alimento, pois, mesmo saudáveis, os excessos continuam prejudicando o organismo.

Sim, este é um alerta para medirmos nossa alimentação, contudo, não fiquem receosos com qualquer alimento que possui gorduras. Elas trabalham a nosso favor se forem combinadas com os hidratos de carbono e as proteínas, são elas que nos darão energia para conseguirmos realizar as tarefas diárias. Elas são tão essenciais quanto às vitaminas, no entanto, precisamos saber qual fonte escolher. De preferência, as mais saudáveis, claro.

Ainda assim, fiquem atentos a essas fontes saudáveis. Não podemos abusar delas, pois, pode ser que não conseguimos obter o nosso balanço energético, ou seja, a proporção entre as calorias consumidas e gastas pode não ser positiva, e isso só resulta em uma coisa: ganho de peso.

Devido a esse cuidado que temos que ter com as porções que comemos, vale ressaltar alguns dos alimentos que precisamos saber dosar e comer sem abusos. Então vamos aos alimentos saudáveis que podem engordar:

 

1) Azeite

O azeite de oliva tem propriedades nutricionais fantásticas, por isso, nada mais justo do que adicioná-lo ou mantê-lo na sua dieta. Ele pode prevenir doenças e melhorar a pele. Mesmo sendo uma das melhores fontes de gordura, é preciso ser consumido com moderação. Em uma colher de sopa  de azeite podemos encontrar 119 calorias. Consumam no máximo duas colheres de sopa por dia.

 

2) Abacate

Apesar de ser uma fruta riquíssima e super benéfica, é bom ficar de olho nas porções! O abacate é rico em gordura, mesmo que seja uma gordura saudável, em excesso certamente contribuirá para o ganho de peso. Em 100 gramas de abacate encontramos 160 calorias, portanto, não abusem! Consumam no máximo um abacate por dia.

 

 

3) Oleaginosas: frutos secos

Bom, estes é preciso mesmo, ficarmos atentos. Nozes, amêndoas, amendoim, avelãs, castanhas entre outros, são frutos secos que fazem muito bem a saúde. São perfeitos como lanche e saborosos, dão energia e tem alto valor nutricional. Mas, eles também contêm muita gordura. Por isso, não é recomendável abusar desses carinhas.

 

4) Granola

A granola é um mix de cereais, e isso é um ponto positivo. Em sua composição encontramos grãos, sementes, diferentes tipos de cereais, frutos secos, mel, óleo e dentre outros. O problema é que não há uma composição padrão para a granola, ou seja, diferentes marcas as produzem de maneiras diferentes e com ingredientes diferentes. E o problema se encontra justamente aí, pois o produto pode conter açúcares e aditivos que poderiam ser dispensáveis. Mesmo que a granola seja recomendada em dietas, é importante consumi-lá com moderação. Consumam no máximo três a quatro colheres de sopa por dia.

 

5) Manteiga de amendoim

Bom, essa já falamos sobre por aqui. Os industrializados merecem cuidados extras, muitas manteigas de amendoim por aí contêm aditivos que podem causar malefícios a saúde. A pasta de amendoim caseira certamente é rica em gorduras boas, que são provenientes da oleaginosa em si, porém, assim como todos os alimentos com alto valor calórico, esta também deve ser consumida moderadamente. Consumam no máximo uma colher de sopa por dia.

 

6) Iogurte grego

Este tipo de iogurte é tentador, possui consistência cremosa e pode ser uma das opções para um lanche saudável por ser rico em proteína, mas, vale lembrar que o iogurte saudável é a versão natural, com baixo teor de gordura e não açucarado. Porém, mesmo assim o produto se consumido em excesso pode contribuir para o ganho de peso. Um iogurte corresponde a cerca de 160 calorias. Consumam no máximo 125 a 150 gramas por dia.

 

7) Óleo de coco

Mesmo sendo um produto rodeado de controvérsias, o óleo de coco até então tem gerado reações positivas quando o assunto é saúde. Ele é um alimento funcional, extraído do próprio coco. Porém não deve-se abusar deste produto. Em grandes porções pode engordar, pois é um óleo e é rico em gordura. 100 gramas contêm 862 calores. Consumam no máximo uma colher de chá por dia.