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Já conhece o poder da chia?

Já conhece o poder da chia

Atualmente muitos são os alimentos que nos ajudam com alguma complicação patológica, desconforto e tantos outros problemas. A semente de chia é um bom exemplo. Felizmente as pessoas estão tendo mais acesso às informações reais sobre esses alimentos. A chia, nome cientifico Salvia hispânica, é considerada um alimento funcional, ou seja, além do seu valor nutricional, ela possui componentes que traz reais benefícios à saúde.

Uma das propriedades da chia que é a mais conhecida é o seu alto teor de fibras, além desta, nela podemos encontrar ácidos graxos poli-insaturados essenciais, proteínas e outros nutrientes. Mesmo com esses nutrientes, a semente ganhou fama entre as dietas, pois possuiria efeitos capazes de favorecer o emagrecimento. Porém, vamos entender o porquê falar sobre a semente de chia é tão importante, primeiramente, falaremos da importância das substâncias encontradas no alimento:

– Cálcio: na chia encontramos cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Ou seja, a semente certamente auxiliará na saúde dos ossos e dos dentes.

– Ômega 3: Poucos sabem, mas é na chia que encontramos a maior concentração de Ômega 3. Ela é uma das fontes mais ricas conhecidas (tanto entre os vegetais e animais), de ácido alfa linolênico, ácido considerado um ácido graxo. Lembrando que, os ácidos graxos essenciais são as “gorduras boas” que são essenciais para todas as células do nosso corpo, pois exercem funções essenciais para o organismo – incluindo a produção de energia, o aumento de metabolismo, o aumento do crescimento muscular, o transporte do oxigênio, o crescimento normal celular, além de proporcionar funções nervosas adequadas e participar da regulação hormonal.

– Magnésio: Comparando com outros alimentos ricos em magnésio podemos perceber: 100 gramas da semente de chia podem conter o mesmo que 200g do mineral presente em nozes ou 1,6 kg de brócolis, por si só considerados alimentos ricos no nutriente.

– Proteínas: Nós sabemos o quão essencial é para nosso organismo essa sustância. Na composição da chia, encontramos 15% de proteínas, sendo este valor, seus aminoácidos. Se o indivíduo consumir 28 gramas da semente, ele estará ingerindo 9% de proteína que um adulto precisa em média, ao dia.

– Fibras: é por esta substância que a chia é muito conhecida. Encontramos 38 gramas de fibras em 100 gramas de chia, isto a torna uma aliada do emagrecimento e ajuda a melhorar o trânsito intestinal, ou seja, auxilia na boa digestão.

Já conhece o poder da chia

Estas são algumas das propriedades da chia. Ela é facilmente consumida em saladas, mistura de sucos, vitaminas, sopas e etc. Os carboidratos, macronutrientes responsáveis por fornecer energia para o organismo, também estão presentes na chia, e eles são considerados de baixo índice glicêmico. Além disso, a Salvia hispânica contém compostos fenólicos, devido a estes compostos, a chia também pode ser considerada um alimento antioxidante. Um estudo recente, realizado pela Unicamp, mostrou que o consumo de óleo de chia pode ajudar na prevenção de vários tipos de doenças, entre elas estão o câncer e o mal de Alzheimer.

É um alimento verdadeiramente benéfico não é mesmo? Este mesmo estudo mostrou que além de reduzir a quantidade de açúcar no sangue, a chia previne doenças cardiovasculares, diabetes tipo 1 e 2. E tem mais, ela ajuda na redução dos radicais livres, moléculas que produzem efeitos colaterais no nosso organismo. Aproveitem os benefícios da chia: ela ajuda a emagrecer, previne e controla o diabetes, previne doenças cardiovasculares, regula o colesterol, tem efeito desintoxicante, é uma rica fonte de cálcio, protege o cérebro, deixa a pele e cabelos mais bonitos, possui efeito anti celulite, fortalece a imunidade, é uma boa fonte de ferro. A chia pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou óleo. Experimentem!