Já conhece o poder da chia
Já conhece o poder da chia?
setembro 26, 2016
Doença renal e o diabetes
setembro 29, 2016
Exibir tudo

Manteiga de amendoim é mesmo uma boa escolha?

Manteiga de amendoim é mesmo uma boa escolha?

Um dos industrializados que estão ficando famosos no cardápio fitness é a manteiga ou pasta de amendoim. Mas, uma das coisas que é preciso ter em mente: elas também são produtos industrializados, dos quais já conversamos que é preferível evitá-los. Embora este seja um conselho válido na maioria das vezes, a pasta de amendoim pode ser uma rara exceção, a sua fórmula íntegra e saudável possui gorduras boas, que são as monoinsaturadas e polinsaturadas.

O cuidado ao escolher seus produtos deve ser uma das suas prioridades. A manteiga de amendoim, na maioria das vezes, é uma pasta densa, composta de amendoim, gorduras, açúcar e sal.  No entanto, a sua receita pode ser alterada, não existe somente uma maneira de misturar ingredientes para transformar sua receita em uma pasta de amendoim.

Assim como outros produtos industrializados, a pasta de amendoim é recheada de ingredientes que não são nada favoráveis a nossa saúde, como açúcares, gorduras trans (nossas inimigas), sal em excesso e conservantes. Este tipo de produto, certamente irá nos fazer ganhar gordura localizada e contribuirá para o aumento de peso.

Afinal, a manteiga de amendoim é ou não benéfica para nossa saúde? Sim, ela pode ser em medidas certas. É importante saber onde comprar o produto, geralmente, os mais confiáveis são os caseiros ou os que vendem em lojas biológicas. A pasta de amendoim fiel as suas características, são ricas em proteínas, hidratos de carbono complexos, vitaminas, antioxidantes, e, as gorduras presentes  nestes produtos, permitem baixar o colesterol LDL (mau colesterol) e consequentemente previne o risco de doenças cardiovasculares.

Uma característica comum às pastas de amendoim é a seguinte: todas são calóricas, por isso, é necessário responsabilidade ao consumir este produto. Se caso não forem ingeridas na quantidade certa, o produto pode não ser tão benéfico assim para a saúde, ou seja, pode-se aumentar o aporte calórico, aumentando o peso, e, nós sabemos quais são as consequências no excesso de peso não é mesmo?

Assim como todas as oleaginosas, nozes, castanhas, amêndoas, avelã, o amendoim está dentro deste grupo, além delas serem recheadas de nutrientes que trazem benefícios à saúde, elas também são formadas de gorduras, por isso é importante não abusar no consumo. Uma dica é não misturar a pasta de amendoim com outro produto que também contenha muitas calorias. Ou seja, não misture-a com pão branco. O recomendado é duas colheres de sopa por dia.

Outra característica das oleaginosas que certamente a manteiga de amendoim carrega é a sua capacidade energética, devido a esta propriedade, a melhor hora para ingeri-la é antes ou após o treino. Outra dica que serve para nos ajudar: quando bate aquela vontade de comer doces, opte por uma colherzinha de pasta de amendoim.

Manteiga de amendoim é mesmo uma boa escolha?

Agora vamos à receita caseira?

Manteiga de amendoim

O que você irá precisar:

– Amendoim sem pele;

– Água;

– Temperos a gosto ou fio de mel;

Como preparar:

-Primeiramente, aqueça ligeiramente o amendoim sem pele no forno.

-Rale o amendoim até desfazê-lo completamente, até ele formar uma pasta homogênea. Utilize um processador ou almofariz. Obs: Não utilize o liquidificador.

– Aos poucos, vá acrescentando água. Não ultrapasse os 100 mililitros.

– O tempero fica ao seu critério. Se preferir uma pasta salgada, utilize um pouco de sal, mas, se a escolha for a manteiga doce, adicione um fio de mel.

Experimente esta receita, os benefícios são variados: protege o coração, é uma ótima escolha para quem treina, pois o seu índice glicêmico é baixo, fornecendo energia de maneira contínua, ela também deixa a pele mais saudável, pois é rica em vitamina E, de alto poder antioxidante. Com tantos benefícios e de ótimo sabor, não custa nada adicionar no cardápio não é mesmo?