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O ovo: nosso amigo ou inimigo?

O ovo: nosso amigo ou inimigo?

A saúde é um fator lindo, que envolve várias áreas que estão suscetíveis às mudanças. A cada dia que passa mais pesquisas vão sendo realizadas nestas áreas e vão se descobrindo muitas verdades e também quebrando muitos paradigmas. Um estudo recente que mudou o pensamento da área da Nutrição foi a qualidade nutritiva do ovo. Por bastante tempo acreditava-se que o consumo de ovo poderia implicar em problemas de saúde devido a gema do alimento carregar colesterol.

Sim, todos nós precisamos ficar de olho nos nossos níveis de colesterol no sangue, portanto, não é necessário nos agarramos em qualquer informação que vemos por aí. Primeiramente, o ovo, é uma fonte de proteína, por isso, muitos dos praticantes de musculação e os indivíduos adeptos a uma dieta com objetivo de obter massa magra, utiliza este alimento, pois auxilia no ganho muscular.

O ovo: nosso amigo ou inimigo?

Outro fator que é relevante para aqueles que pretendem perder peso, é que o ovo é um alimento pouco calórico e aumenta a sensação de ansiedade. Portanto, ao consumir este alimento, a sua fome poderá ser sanada. Mas, lembrando, que não é porque você adicionou o ovo na sua dieta que você deve comer somente ovos. A diversidade é muito importante na nossa rotina alimentar, por isso, não deixe de lado as hortaliças, os legumes e as frutas!

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Alguns dos nutrientes encontrados no ovo destacam-se o ácido fólico, a proteína, o zinco, o ferro, o manganês, e o potássio. Não se preocupem com o colesterol. Devido pesquisas realizadas até o momento, a quantidade de colesterol presente no ovo influencia minimamente os níveis de gordura no sangue. Portanto, não devemos afirmar isso em relação aos alimentos ricos em gorduras saturadas, como as carnes mais “gordas”, queijos amarelos, óleos e tantos outros.

O ovo possui cerca de 5 gramas de gorduras total, sendo 1,5 gramas de gordura saturada. Por isso, retire o conservadorismo da sua vida alimentar, e, acredite, o ovo não é prejudicial à sua saúde e nem a saúde do coração. Portanto, é importante ressaltar que a feitura deste alimento assim como os outros alimentos funcionais, não deve ser frito, ou utilizando muito óleo.

Para os desconfiados, uma curiosidade: sabe aquela substância branca que se encontra na gema? Ela se chama chalaza, ela ajuda a gema ficar suspensa dentro do ovo. Não há nada de prejudicial nela, portanto, fiquem calmos! Incluir o ovo na dieta para emagrecimento pode ser uma boa escolha. Por trazer saciedade, alguns nutricionistas recomendam consumir ovos pela manhã, no desjejum, pois ao ser o primeiro alimento a ser consumido, poderá tornar a digestão mais lenta, atrasando a sensação de fome. Além disso, os ovos nos dão uma gama maravilhosa de variedades não é mesmo? Ovos mexidos com cebolinha, tomate, folhas de espinafre, ovos cozidos… Uma ótima dica para quem adora ovo cozido é: faça dele o seu lanchinho da tarde. Leve-o em um potinho para comer de tarde, ele pode te ajudar a driblar a vontade de comer muito.

Uma informação que pode auxiliar na hora de comprar os ovos, é que a cor dos ovos não é tão importante assim. A diferença da coloração da casca sugere a raça da galinha e não que um seja mais nutritivo que o outro. A gema do ovo contém vitamina do complexo B, chamada de colina, que é muito amiga do nosso cérebro. Esta substância reveste a membrana das células (incluindo as células nervosas do cérebro). Quanto mais colina no organismo, maior será a quantidade de material para a formação da membrana celular.

Perceberam que o ovo é um ótimo alimento? Uma dica válida é sempre verificar a validade do produto e olhar se há selo de verificação na embalagem, a casca do ovo não deve possuir rachaduras e estar limpinha. Aproveitem os benefícios deste super alimento, só não exagere no consumo, nada em excesso faz bem.