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Vegetarianos são mais saudáveis?

Vegetarianos são mais saudáveis

O número de indivíduos que adotam a dieta vegetariana tem crescido significativamente. As razões são semelhantes em praticamente todos os casos. A escolha deste tipo de alimentação pode ter vários motivos: melhorar a saúde, respeitar os direitos dos animais ou até mesmo motivos sociais e religiosos.

Por optarem por esta dieta, os vegetarianos geralmente possuem uma alimentação rica em fibras, vegetais, frutas, legumes e cereais. Devido a este tipo de alimentação, os vegetarianos consomem menos gordura saturada e mais gordura insaturada, o que já é um ponto positivo para quem segue este estilo de vida.

É bem difícil denominar o termo “vegetariano”. Teoricamente, vegetariano é o individuo que não come carne e nem produtos provenientes de algum tipo de animal. Mas, atualmente as variáveis estão crescendo. As classificações das dietas vegetarianas são:

– Semivegetariana: Consomem peixe, carne de aves, ovos e derivados do leite      ;

– Lacto-ovo-vegetariano: Além dos vegetais consomem leite e ovos e seus derivados;

– Ovo-vegetariano: Comem ovos, mas evitam o leite e seus derivados;

– Lacto-vegetariano: Não comem ovos mas, consomem leite e seus derivados;

– Vegans: Não comem qualquer comida derivada de animais;

Como mencionado anteriormente, muitos se submetem ao vegetarianismo por acreditar ser mais saudável. No entanto, não é possível afirmar que uma dieta vegetariana trás mais benefícios do que uma dieta normal. Uma alimentação vegetariana pode trazer benefícios à saúde sim, porém muitos desses benefícios estão ligados ao alto teor de vitaminas e nutrientes ingeridos.

É importante que a dieta vegetariana seja planejada com aconselhamento nutricional. Após isso, os benefícios virão, afinal, quanto mais hortaliças, verduras, frutas, legumes forem adicionados ao hábito alimentar, maiores serão estes benefícios. Muitos vegetarianos, ao substituir a carne pelas fibras e outros tipos de proteínas não conseguem absorver todos os nutrientes e minerais que necessitam. Isso pode ocasionar baixos níveis de cálcio, zinco, vitamina B-12 e ferro. Por isso, alguns procuram os suplementos alimentares para suprir alguma carência decorrente da sua dieta.

Seria maravilhoso se todos consumissem o tanto de vegetais e legumes que os vegetarianos consomem. Este tipo de dieta reduz o risco de obesidade, previne o diabetes tipo 2, a hipertensão, doenças cardiovasculares e com certeza consegue diminuir bastante o mau colesterol (LDL).

Algumas dicas para aqueles que almejam começar uma dieta vegetariana:

– Consumir muitos grãos (aveia, arroz, trigo, quinua, etc);

– Leguminosas são importantes (lentilha, soja, grão de bico);

– As verduras mais escuras possuem mais fibras, logo, não opte somente pela alface;

– Castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, são ótimos para saúde, contanto que tenham controle, uma ou duas castanhas do Pará no lanche, já está de bom tamanho;

– Sementes (linhaça, girassol, chia), elas são ótimas para regular o trânsito intestinal;

– Frutas secas também são benéficas para a nossa saúde, possuem grande concentração de nutrientes;

– Aumentar a ingestão de água;

– Comer de 3 em 3 horas;

– Optar pelos alimentos crus;

– É importante a exposição ao sol, afinal, ele nos beneficia com uma importante vitamina: a vitamina D.

Essas dicas podem ser recomendadas para todas as pessoas, pois remetem ao estilo de vida rico e saudável. Os minerais, vitaminas, nutrientes, todos eles são insubstituíveis em qualquer tipo de alimentação, portanto, usem e abusem dos que existem por aí, a dieta não precisa rigorosa para ser efetiva, lembrem-se disso!